Os Recrutadores recebem em média 600 currículos por vaga aberta em uma  ferramenta de recrutamento como Linkedin, e considerando que muitas vezes eles publicam essas vagas em outros canais, como grupos de RH ou mídias sociais, esse número gira em torno de 800 currículos a serem analisados.

Sendo assim, COMO CHAMAR A ATENÇÃO DO RECRUTADOR?

Vamos ao passo a passo de como construir um Currículo atraente, que te leva á próxima etapa do processo de recrutamento, ou seja, a tão desejada  entrevista.

Na sessão de Recrutamento e Seleção do Blog, você pode encontrar outras publicações relacionadas a recolocação no mercado de trabalho. Além disso vou disponibilizar no final desta publicação um modelo de currículo (CV) para que você estrutura o seu, utilizando todas as dicas a seguir, vamos lá!.

Construindo seu currículo em 5 Etapas:

1) Informações Básicas

O cabeçalho do CV é onde suas informações básicas serão encontradas, como: nome, idade, estado civil, endereço e as informações que o recrutador precisa para falar com você, ou seja, seus contatos.

Importante colocar o endereço do seu Linkedin, se você ainda não fez sua conta, corra para fazer.

Existem algumas divergências sobre expor ou não essa informação, mas o meu conselho é que você informe a idade. Caso essa informação influencie no processo decisório, a empresa vai te questionar em algum momento, desta forma você otimiza o processo (não estamos aqui para discutir a relevância do dado).

2) Resumo das qualificações:

Em seguida, temos o trecho que é fundamental para você atrair a atenção do recrutador.

Chegou a hora de se vender, ou seja, quais experiências relevantes fazem de

você um profissional diferenciado?

É muito importante que você saber identificar seus pontos fortes dentro da sua performance profissional

Nesta etapa você precisa descrever:

  • Quantos anos de experiência você tem e em qual área;
  • Qual o porte das empresas que você tem experiência;
  • Quais subsistemas da área você já atuou ( Exemplo: no RH, temos: Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Clima, Recrutamento e Seleção e outros);
  • Se você já realizou algum trabalho extra no ramo que atua? Exemplo: Consultoria, escrever para algum blog, participar de evento como palestrante e outros.
  • Informe os Idiomas e seja específico quanto ao nível de proficiência que você tem na língua. E o mais importante, fale a verdade, porque em algum momento você vai ser testado.

A minha sugestão é utilizar as seguintes classificações: Básico, Intermediário, Avançado e Fluente.

  • Curso ou certificação específica relevante para atuação como profissional. Neste ponto pode entrar desde pacote Office até linguagens de programação ou sistemas de gestão.
  • E por último, dependendo da sua experiencia profissional pode incluir experiências de atuação fora do país, desde que seja na área de atuação que tem como objetivo.

Este item é determinante na tomada de decisão do recrutador entre continuar lendo o seu CV ou passar para o próximo.  Por isso dedique seu tempo em salientar seus pontos fortes de forma atrativa.

3) Formação Acadêmica

Agora você precisa detalhar algumas informações:

  • Que tipo de curso você realizou, por exemplo: Graduação, Pós Graduação, Curso de Extensão, MBA e afins;
  • O Título do Curso que você fez, como: Administração, Publicidade, Gestão Estratégica de negócios;
  • Instituição;
  • Ano de conclusão.

4) Experiência Profissional

Chegou a hora detalhar as atividades que realizou.

Sugiro que respeite a ordem cronológica, começando pela experiência mais recente até a experiência mais antiga. Além de colocar o ano que começou e o ano que concluiu suas atividades na empresa, a nacionalidade da empresa, o segmento dela e por fim o cargo que exercia. Em seguida você vai detalhar em tópicos as atividades que realizava.

Muito importante citar projetos de sucesso que você conduziu ou participou (você precisa fazer o seu marketing pessoal), dimensionar o tamanho da equipe e ser específico na abrangência da sua atuação.

Neste ponto é muito importante saber a linha tênue entre descrever atividades e ser redundante, então cuidado para não falar a mesma coisa com palavras diferentes.

Não se esqueça que a sua primeira impressão vem no currículo, até porque os recrutadores fazem análises de currículos o dia inteiro e ser objetivo e consistente faz você ganhar a atenção deles.

5) Informações Adicionais:

E por fim você deve pontuar algum tipo de informação que julgue relevante para o recrutador. Por exemplo:

“Tenho (ou não) disponibilidade para viagens Nacionais e Internacionais”

“Tenho restrição para horário de trabalho”

Nos recrutadores já vimos de tudo por aí, então quero dar algumas dicas do que não fazer:

Dicas Gerais:

  • O Currículo tem que ser o mais “limpo” possível,ou seja, sem currículos com fundo colorido. Neste momento menos é mais, então fundo branco e fonte da cor preta;
  • Não precisa colocar foto, a não ser que a empresa solicite. Afinal você quer “vender” sua experiência profissional;
  • Por mais experiente que você seja, não aconselho que o currículo tenha muitas páginas (isso diz muito sobre o seu ego);

A minha sugestão são duas páginas, mais que isso é desnecessário. É indispensável colocar macro temas de forma que chame atenção de quem está lendo e quando te ligarem você possa entrar em detalhes;

  • Revise seu CV dez vezes se for necessário ou peça para um amigo ler, mas erros de português é o tipo de erro muito básico, porém muitas vezes fatal para alguns recrutadores;
  • Não utilize adjetivos, a sua opinião sobre você mesmo é muito tendenciosa, então mostre seus pontos fortes por meio dos projetos realizados no detalhamento das atividades (Item 4);
  • Não envie seu CV em Word, sempre envie em formato PDF. ( Clique aqui caso não saiba como converter arquivo W
  • ord em PDF);
  • 60% do segredo de como montar um CV atrativo está no segundo Item, então volte e leia ele com atenção;

Para finalizar, desejo lembrar que o sucesso de uma contratação não está apenas na estruturação e apresentação do seu CV, é importante que você se prepara para a entrevista que possa acontecer ou mesmo para uma ligação do recrutador para conhecer melhor as informações do seu CV. Para aumentar as chances do seu sucesso e a caminhada em busca do sonhado emprego, estou aqui para te ajudar!

Conforme prometido, clique aqui para baixar o modelo de currículo atrativo.

Espero ter ajudado com essas dicas, qualquer dúvida deixe o seu comentário.

 

Até o próximo post!

5 Comments

Atraindo a atenção dos recrutadores em 5 etapas!

  1. Bom dia,
    Agradeço por dispobilizar seus conhecimentos para orientar às pessoas que buscam recoloação e precisam saber qual a direção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *